quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Arma secreta


Quem disse que as coisas que se escrevem sobre o amor são menos belas se tiverem ciência? 
Os cientistas não se apaixonam, é? Há menos beleza em reacções químicas que em poemas de Shakespeare para todas as pessoas?
Um dia em português, a professora mandou-me escrever uma composição sobre o amor e eu, ao contrário dos meus colegas, comparei o amor a um órgão. Não poderia ter colocado mais ciência no meu texto e não foi por isso que isso que obtive menos pontuação que uma amiga minha que escreveu um texto apaixonante. E porquê? O amor em si é tão forte que não tem palavras exactas para o descrever. Segundo o dicionário é "1. Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atracção; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa ". Segundo Camões é "fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente;É um contentamento descontente;É dor que desatina sem doer." E agora? Quem está certo? Lembrei-me disto ao deparar-me com um belíssimo poema de António Gedeão sobre o amor, intitulado de "Arma Secreta". Aqui vai ele:



  "Tenho uma arma secreta  
  ao serviço das nações.  
  Não tem carga nem espoleta  
  mas dipara em linha recta  
  mais longe que os foguetões.  


  Não é Júpiter, nem Thor,  
  nem Snark ou outros que tais.
  É coisa muito melhor
  que todo o vasto teor
  dos Cabos Canaverais.


  A potência destinada
  às rotações da turbina
  não vem da nafta queimada,
  nem é de água oxigenada
  nem de ergóis de furalina.


  Erecta, na noite erguida,
  em alerta permanente,
  espera o sinal da partida.
  Podia chamar-se VIDA.
  Chama-se AMOR, simplesmente." 


E, apesar de existirem imensas formas de as pessoas se exprimirem sobre o amor, todas essas pessoas um dia o sentem, à sua íntima maneira.*

Sem comentários:

Enviar um comentário

Numa viagem que fiz, descobri que nada é realmente nosso até que o partilhamos. Queres tornar isto NOSSO dando a tua trinca neste meu "Chocolate"? (; Obrigada :b